sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

“Porque é importante a comunicação entre pais e professores?”

A comunicação é a base de qualquer relação, seja comunicação verbal ou não-verbal. Para além de estabelecer um conhecimento sobre o “outro”, estabelece um conhecimento sobre a situação do “outro”.

Quando queremos saber em que situação se encontra um projecto, entramos em contacto com os responsáveis e questionamos o que pensamos estar menos claro. Ora a creche, o infantário, a escola e até a Universidade são parte de um projecto – criação e educação de um Ser/filho. A diferença entre os três primeiros projectos e o último (universidade) é que a responsabilização passa pelos pais e pelos professores. Os professores são responsáveis, parcialmente/em conjunto com os pais, pela educação dos alunos e os pais responsáveis, totalmente, pela criação dos filhos.

Sabemos como é importante a envolvência dos pais na dinâmica escolar dos seus filhos, porque, ao fazê-lo, está a demonstrar interesse pela escola e a dar importância ao sentimento do seu filho quanto à mesma (“a tua opinião também é importante”). Comunicar com a escola facilita a adaptação e a aprendizagem do seu filho.

Como? Simples, ao comunicar com a escola consegue estar “ao corrente” das actividades, comportamento e aprendizagem do seu filho. Mais, consegue percepcionar e clarificar quais os objectivos escolares, e do professor, novamente, quanto aos alunos quanto às actividades, comportamento e aprendizagem. Mais do que isso, consegue obter informações relacionadas com as dificuldades, evoluções do seu filho, melhores estratégias de ensino, de parte a parte uma vez que os pais ou os professores podem partilhar, entre eles, o que tem resultado melhor com o aluno/filho.


Não se esqueça que a escola é onde o seu filho passa a maior parte do tempo, é um contexto que os pais precisam de conhecer e um dos contextos cuja envolvência dos pais é diminuta. Não porque não queiram fazer parte mas porque as circunstâncias da vida assim o exigem (entre outras, trabalho e até mesmo porque faz parte do crescimento começar a dar espaço para maturidade do seu filho).

A figura parental não é a única a ganhar com esta relação comunicacional, também o professor/educador ganha com esta actividade porque acaba por conhecer mais sobre o aluno e sobre a sua dinâmica familiar.

Muitas vezes, senão geralmente, as dificuldades dos alunos são atenuadas com a parceria professor/educador e os pais do aluno. Isto porque, conjuntamente, podem arranjar estratégias de ensino em casa que podem colmatar as da escola e superar uma dificuldade que, por vezes, não passou de uma gestão debilitada.Assim, a título de exemplo deixamos aqui um conjunto de perguntas possíveis de colocar e o que resposta pode indicar-lhe. Como é óbvio, as perguntas servem apenas de orientação a pais que não o façam ou não sabem como fazê-lo. Mesmo porque há pais participativos e envolvidos e que também têm muito a ensinar.

1. Meu filho é participativo?  - Aqui procurará saber o tipo de envolvimento do seu filho quanto às tarefas escoares.

2. Como é que o meu filho se relaciona com colegas, professores e escola em geral?  - a socialização. Como é o seu filho quando está na escola? Importan saber se esse comportamento é natural nele ou se algo o pertuba fazendo com que esse comportamento ocorra.

3. Devo ajudar nas tarefas de casa, como?  - o tipo de postura ideal quanto a uma tarefa (por vezes o “não ajudar” numa tarefa é deixá-lo evoluir na responsabilização e na forma como pesquisar as respostas por si mesmo)

4. Como ajudar nas tarefas? – qual é a melhor ajuda que pode dar? Não que não saiba como fazer, pode acontecer e é legitimo não se saber tudo, mas porque, dependendo da tarefa, a melhor ajuda pode ser: ficar apenas ao seu lado, ensinar a pesquisar, fazer algumas tarefas e deixar fazer as restantes, não insistir muito porque depois fica saturado e começa a desistir. As respostas são infindáveis. Pode ser que melhor conhece o seu filho mas as estratégias de ensino diferem, de filho para filho. Até se pode dar um caso contrário, em que a sua sugestão ajudará imenso o educador/professor na sua tarefa de leccionar.

5. Como posso me integrar à escola? – maior envolvência parental, seja pela forma de comunidade ou outra. Todos temos algo que podemos ensinar ou partilhar. Este tipo de envolvência é positiva porque fará com que a distância, entre pais e filhos, seja menor (maiores actividades conjuntas ou actividades com o mesmo objectivo).

6. Qual a rotina da escola em relação às tarefas? – responsabilização. O aluno tem a responsabilidade de fazer as tarefas a figura parental de proporcionar a forma do mesmo conseguir fazê-lo. Seja arranjando o espaço, a rotina ou somente perguntando se “há deveres de casa”.

Dália Matsinhe,
Psicóloga

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