quarta-feira, 27 de julho de 2011

Leituras nas férias

Com a chegada das férias, chega também o tempo livre para pôr a leitura em dia.

O que é que você vai ler este verão?

Envie-nos as suas sugestões

Aqui ficam as nossas
Boas leituras e Boas férias!

.... para adultos ...

"Os homens precisam de mimo"
de João Miguel Tavares
Editora "Esfera dos livros"

Este livro nasce de um grito de revolta: porque é que as mulheres hão-de ter o exclusivo das queixinhas sobre a vida doméstica? O que não falta por aí é literatura sobre a sacrificada mulher moderna e a forma heróica como ela conjuga o trabalho e a família. Nada contra. É tudo verdade. Mas e os homens? Alguém acha que o mundo está fácil para nós? Hoje em dia, qualquer homem digno desse nome tem de ganhar a vida, amar a esposa, tratar dos filhos, cuidar da casa, fazer o jantar, baixar a tampa da sanita, e, já agora, telefonar à sogra no seu dia de anos, com voz fofinha.
E no entanto, quem fala de nós?
Quem derrama uma única lágrima pelo nosso esforço? O sofrimento masculino anda há décadas a ser silenciado. Mas isso acabou. Não mais. Sou um jornalista de 37 anos com três filhos e uma certeza: o homem moderno precisa de mimo, como nunca precisou desde que o primeiro australopiteco pisou o planeta. Precisa de ajuda, de atenção, de carinho. E por isso precisa de um livro como este: orgulhosamente queixinhas, que ninguém é de ferro.


"Nos passos de Magalhães"
de Gonçalo Cadilhe
Oficina do livro


Fernão de Magalhães é famoso em todo o mundo. A sua vida dava para um livro. E para uma viagem. "Nos Passos de Magalhães" faz as duas coisas: um livro de viagens que tem como fio condutor a vida de Fernão de Magalhães.
De Lisboa às Filipinas, da Micronésia à Patagónia, de África à Insulíndia, Gonçalo Cadilhe construiu uma biografia itinerante do primeiro europeu a chegar ao Pacífico e reconstruiu a viagem realizada há 500 anos, a primeira à volta do globo. Nos Passos de Magalhães é a história de lugares mágicos contada pelos olhos de um viajante moderno.

.... para jovens...



"Os livros que devoraram o meu pai"
de Afonso Cruz
Editoral Caminho


Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.



"Mónica, a maria-rapaz"
de Margarida Santos e Maria João Lopo de Carvalho
Oficina do Livro

Esta colecção mistura o quotidiano de uma família com 7 irmãos e o espírito de aventura, a rebeldia e as inquietações próprias da adolescência.
Feitios diferentes mas vivem as mesmas situações: a escola, as saídas à noite, os namoricos, as roupas, a Internet, as conversas no messenger, o prazer dos sms, o conflito de gerações e, claro, as intermináveis partidas!
A Mónica é a terceira irmã da família Machado e é também uma desportista nata. A BTT e o futebol, paixão que partilha com o irmão mais velho, o Miguel, são os seus desportos favoritos. Adora animais e até conseguiu que a sua grande família recebesse mais um elemento, o Mister, m cãozinho rafeiro que a Eva a pensar se a profissão de veterinária poderia ser uma boa escolha.
Na escola, conhece o Filipe, com quem partilha os mesmos gostos e que a desconcerta com a sua sinceridade e amizade. Mas ela ainda pensa no Paulo, que um dia lhe dedicou uma música… O seu coração fica baralhado!
As grandes amigas da Mónica, Sofia e Carlota, são muito diferentes e fazem-na viver problemas bem complicados. Mas como sempre a opção será dela, embora não saiba ao certo o que fazer… É difícil ver bem as situações quando estamos dentro delas, e a Mónica não é excepção!

.... para crianças...



"Se os bichos se vestissem como gente"
de Luísa Ducla Soares e Teresa Lima
Civilização Editora

Se os Bichos se Vestissem como Gente quantos cintos teria uma cobra e como é que o porco-espinho vestia as camisas?
Se a centopeia andasse calçada, quantos pares de sapatos precisava de comprar?
Esta e outras perguntas malucas são feitas por Luísa Ducla Soares para desenvolver a imaginação das crianças.




"Todos sem medo"
de Annet Rudolph
Editora Minutos de Leitura

O Pequeno Corvo está metido num grande sarilho!

Primeiro disse que ter medo era uma parvoíce, mas depois, ao ouvir barulhos estranhos durante a noite, ele próprio fica assustado por estar sozinho no seu ninho.

Ele bem tenta afastar o medo, mas este parece não querer ir-se embora. É claro que ele não quer que os amigos descubram que ele tem medo... O que poderá então o nosso Pequeno Corvo fazer?



.... para crianças ainda mais pequenas...




"Adivinha os animais"
de Liesbet Slegers
Editora Minutos de Leitura

Há muitos animais escondidos neste livro... na relva, atrás dos arbustos, ou mesmo atrás das algas. Todos estes animais têm um casa especial e as crianças terão de descobrir onde vivem.
  • Livros simples, coloridos e com grande possibilidade de interactividade
  • Para aprender os nomes dos animais e os seus ambientes
  • As páginas recortadas fornecem pistas e ajudam também a focar as respostas!




"Está na hora do bacio"
de Caroline Pedler
Editora Minutos de Leitura


O Bebé Urso está a aprender a usar o bacio. E o Barnabé, o seu ursinho de peluche, também! Por vezes é muito complicado... Mas a Mamã sabe sempre como ajudar!
  • Um livro maravilhoso que vai dar confiança às crianças que estão a aprender a usar o bacio
  • Livro com textura por todas as páginas





Sem comentários: