segunda-feira, 11 de abril de 2011

As leituras dos nossos Grilinhos

 O ratinho, o João e o Vasco

Desde pequenino q o Gonçalo foi habituado a ouvir histórias, manipular e brincar com os livros assim como admirar as ilustrações. Quando vamos para a cama ele não dispensa o seu fiel amigo e aqui deixo uma pequena lista de alguns dos livros preferidos dele:

O Ratinho Marinheiro, Luísa Ducla Soares, Civilização Editora  ( Conta as aventuras de um pequeno ratinho que sonhava ser marinheiro e que um dia decide cruzar os mares a bordo de uma casca de noz. Texto em poesia que permite jogar com a sonoridade das rimas).

João Porcalhão, David Roberts, Dinalivro ( Um livro muito divertido, com ilustrações muito engraçadas que fala da higiene do corpo. Fantástico para umas boas gargalhadas).

Vasco e o Castelo de Areia, Liane Payne, Edições Nova Gaia ( Livro com ilustrações muito bonitas e com diferentes texturas. A história gira em torno da praia: mar, areia, rochas, gaivotas, conchas... Óptimo para sonhar com os belos dias passados na praia).

Sugestão do Gonçalo, 3 anos


João sem medo

O Ângelo adora "ler" o "João sem medo". É um livro peculiar porque é uma adaptação teatral e ele adora quando mudamos o tom por causa personagens inseridas no mesmo. Ás veze spega no livro, quando nós jáo não o estamos a ler ou quando o apanha nas confusões dele, e folheia sozinho.

Autor: João Manuel Pastor.
Editora: Everest
Sugestão do Ângelo, 2 anos



Guisado de Dragão 

Esta é a histório de um grupo de vikings que, fartos do dia-a-dia que têm, decidem caçar um dragão para fazer um guisado. É um livro cheio de situações divertidas que fazem o tomás rir e decorar frases em verso. As ilustrações são cheias de pormenores com muita graça como por exemplo, o pequenissimo carrinho de mão em que os vikings planeiam transportar o dragão.

Autor: Steve Smallman
Editora: Minutos de Leitura

Sugestão do Tomás C., 4 anos



Fadas e Princesas

Olá, venho então partilhar, com todos quais os livros que no dia a dia, a minha filha gosta de "ler" e ver que são: as histórias de princesas: "O palácio das fadas" dos autores Maggie Bateson
 e Louise Confort, da editora Educação Nacional, e da editora Salvat Clube do Livro: "A pequena sereia", "A cinderela", etc.

Ela adora ver as imagens e tenta contar o que vê, por palavras suas o que tem muita graça pois a sua imaginação parece não ter fim.

Sugestão da Alexandra, 3 anos




Bob, o construtor e Winnie, the Pooh

O Tomás adora todos os livros que têm haver com animais e quintas e tudo o que tenha máquinas.
Mas os livros que se destacam nos gostos dele para as nossas leituras são os livros do Bob, o construtor, e do Winnie, the Pooh, principalmente o "Winnie the Pooh e os Amigos de Ouro".

É uma história onde se tira a conclusão que os amigos são mais importantes do que qualquer tesouro.

Sugestão do Tomás O., 3 anos




Histórias da Disney e Anedotas
 As sugestões do Diogo e do Tiago são os livros "+ 365 piadas" da editora Civilização, o eterno "Bambi" e "O imperador e as suas loucuras" da Disney, da editora Salvat.





Sugestões do Diogo, 6 anos e do Tiago, 10 anos


Sem comentários: