quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dia das bruxas - 30 de Outubro

O Dia das Bruxas ou Halloween é uma festa celebrada sobretudo nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido.
A sua origem remonta às tradições dos povos da cultura celta, na Irlanda e Grã-Bretanha, era celebrada entre 30 de Outubro e 2 de Novembro e marcava o fim do verão. Esta cultura foi desaparecendo e acabou misturada com a cultura latina chegando aos nossos dias como a festa do dia de “Todos os Santos” a 1 de Novembro.
A tradição das bruxas terá começado na Idade Média com as perseguições e condenações que se faziam a homens e mulheres que fossem considerados curandeiros.
O costume dos “disfarces” talvez tenha nascido em França, no séc. XVI, aquando da Peste Negra em que as pessoas faziam cerimónias que decoravam com elementos cénicos alusivos à morte e faziam representações cénicas com pessoas disfarçadas de vários personagens.
O hábito das crianças pediram guloseimas de porta em porta poderá ter começado em Inglaterra, no séc. XVI, aquando da perseguição dos protestantes contra os católicos em que estes perderam muitos dos seus direitos legais. Quando este conflito terminou, popularizou-se uma festa em que muito protestantes, usando máscaras, visitavam a casa de católicos pedindo cerveja e pastéis.
A actual festa é uma mistura de muitas tradições de vários países.
 

2 comentários:

Unknown disse...

So importamos tretas dos americanos, sou totalmente contra.

Unknown disse...

So importamos tretas dos americanos, sou totalmente contra.